terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Prata





A prata é um elemento químico metálico, representada pelo símbolo químico Ag (o qual vem do latim argentum, que quer dizer branco, ou brilhante).
 É um metal macio, branco e brilhante, excelente como condutor de eletricidade e calor.
 É mais resistente que o ouro, maleável, metal de cunhagem. Devido seu forte brilho metálico, ela alcança alto grau de polimento.
Desde os tempos mais antigos, a prata, sendo considerada metal precioso, tem sido utilizada como base monetária para muitas nações, e até mesmo de impérios, como Roma.  Forjavam moedas com ela. Também a usavam para produzir enfeites, jóias e utensílios para o comércio.


Outra característica interessante da prata antigamente, é que ela também era empregada em curativos para tratamento de queimaduras e ferimentos, e para desinfecção de água e comida durante armazenamento. Durante o século XIX, em longas viagens oceânicas, marinheiros colocavam moedas de prata em barris de água e vinho para que estes permanecessem potáveis.
Provavelmente foi a partir do descobrimento destas propriedades purificadoras e medicinais da prata que começaram a surgir ao redor dela as lendas e utilidades milagrosas.
Os alquimistas e os místicos consideravam a prata um metal mágico, associado à lua e à natureza. Ela era essencial na produção de poções de cura, espelhos mágicos, balas e armas sagradas. Por ser vinculada à lua, acreditava-se que a prata conferia poderes premonitórios.
 Na Idade Média, outra crença interessante explicava que um pedido realizado à lua por meio de um anel de prata era atendido com maior rapidez. Bruxos e magos também usavam anéis de prata para que obtivessem poderes místicos; além do que, o portador de um anel desse material podia manter um estreito relacionamento com seres fantásticos como fadas, duendes, elfos e outros elementais, ligados à natureza e suas manifestações.




Espada de prata utilizada na Maçonaria


Devido sua pureza, simboliza a energia da Misericórdia Divina, e é o primeiro metal mencionado na Bíblia. Está associada ao patriarca bíblico Abraão e ao arcanjo Miguel.
Diz-se que, durante a projeção astral, o que mantém a alma ancorada ao corpo é um cordão de prata.
Gradativamente, esse elemento passou a adquirir cada vez mais utilidades e se tornar pedra no sapato dos seres sobrenaturais. Prata já podia ser usada para marcar a pele, ferir e matar seres como fadas, vampiros e lobisomens.
O fato dos vampiros serem vulneráveis à prata pode estar relacionado ao caráter purificador da mesma. O monstro, sendo constituído por trevas, não suportaria dentro de si a presença de um metal puro como ela. A prata é altamente mortífera contra os vampiros e boa parte de suas variações, como vetala, lâmia etc.
André Vianco, grande autor da literatura fantástica nacional, diz em seus livros que os vampiros odeiam a prata porque ela é o único metal que eles não conseguem entortar com as mãos. Tanto é assim, que nas obras de Vianco, ela é letal para os vampiros; seus heróis sempre usam balas, espadas e poderosas armaduras forjadas a prata para combater os chupadores de sangue.
Edgar Frog, o excêntrico, mas hábil caçador de vampiros da série de filmes Garotos Perdidos, interpretado por Corey Feldman, tem em seu arsenal estacas feitas de prata.

Em sua adaptação cinematográfica do livro Abraham Lincoln, Caçador de Vampiros de Seth Grahame-Smith, Tim Burton explica que a prata afeta os vampiros por ser um metal "amaldiçoado para os amaldiçoados", já que é considerada por Deus um sinal de traição, pois eram de prata as trinta moedas que Judas recebeu para entregar Jesus. Por esse motivo, o herói, Abraham Lincoln, durante suas caçadas noturnas aos seres das trevas usa um poderoso machado, cuja lâmina foi banhada com prata derretida.




E, caminhando para o fim dessa postagem, não podíamos deixar de falar dos lobisomens, dos quais a prata é a maior fraqueza. Nos filmes e livros de terror, não pode faltar ao herói uma arma carregada com munição de prata para liquidar com os lobisomens.  Mas de onde vem essa história que apenas uma bala de prata, pontas de flecha ou qualquer arma feita desse material pode acabar com esses monstros lupinos?
De acordo com a Alquimia, a prata é o metal associado à lua. Então, tecnicamente, a única coisa que pode derrubar um lobisomem é aquilo que o criou, ou seja, a prata, que traz em si o poder da substância lunar. Conforme já foi dito anteriormente aqui pela nossa amiga Arielly (vide postagem sobre Metamorfos), esse místico e poderoso metal é o calcanhar de Aquiles dos lobisomens e de todos os seus parentes sobrenaturais, como skinwalkers, transmorfos etc.
No seriado norte-americano Sobrenatural, a prata é realmente útil aos irmãos Winchester durante suas macabras caçadas. Segundo eles, uma faca de prata imersa em sangue de carneiro matará um Djinn. Esse metal, além de ser o único que pode derrotar lobisomens, também é eficaz contra revenants, wraiths, bruxas, gigantes,  alguns tipos de zumbis, e contra os Jefferson Starship, monstros híbridos criados pela Mãe de Todos, Eve. Dean batizou essas criaturas assim em referência a uma banda americana dos anos 70. Irônico e hilário como sempre, o irmão de Sammy afirmou ter escolhido esse nome porque, segundo ele, “os Starship eram horríveis e difíceis de matar.”




Imbuída de poderes místicos ou não, a prata atravessou o tempo; mesmo hoje é considerada um metal valioso. E ainda há quem recorra aos artefatos de prata para se prevenir contra as doenças e maus espíritos, seja por meio de anéis e amuletos feitos a partir dela, seja por meio de objetos sagrados como crucifixos e medalhas de santos, já que atualmente é comum que eles também sejam feitos de prata.


                                                                                                         





Fontes:

http://netivotpeliot.blogspot.com.br/2007/07/ouro-prata-bronze.html

http://www.joia-e-arte.com.br/metais.htm

http://estevaomonteiro.com/RPG/dnd-adamant.mithral.htm

http://pt-br.supernaturalbrasil.wikia.com/wiki/Prata

http://cienciaeastrologia.blogspot.com.br/2005/06/c2-alquimia-do-lobisomen.html

http://www.ourivesaria.com/prata.html

http://www.shoppingportogeral.com.br/Aplicacao/index.php?option=com_content&task=view&id=50&Itemid=81


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Bruxaria - o Lado Negro


O pentagrama é 
um item usado por todos os tipos de bruxas. 
Quando a estrela envolta pelo círculo está de 
cabeça para baixo, simboliza Lúcifer, o anjo caído.


Todos já devem ter escutado falar em magia negra. E é sobre ela que eu gostaria de discorrer hoje.        

Se pensamos que é algo ruim, podemos nos surpreender: é pior! Neste tipo de feitiçaria, o famoso caldeirão e a vassoura são, definitivamente, deixados de lado.

Quando se trata de magia, estamos sempre pensando nos rituais. Como todas as religiões e seitas, os praticantes de feitiçaria têm suas práticas, que são usadas para certos fins. A finalidade da magia negra, com toda certeza, não é o bem do próximo.

Para ilustrar, como exemplos, podem ser feitos feitiços de amarração, para acabar com relacionamentos, fazer uma pessoa adoecer, tirar-lhe o emprego, conquistar fortuna, vingar-se de inimigos, ou seja, sempre com o intuito de danificar ou destruir a vida alheia em prol do próprio bem.

Nesses feitiços diferentes materiais podem ser usados, tais como, velas, sal, água, vinho, raiz de mandrágora, incensos diversos, até orações ao príncipe das trevas. Sua peculiaridade está no uso do sangue que pode ser de animais, como galinhas pretas, ou, em casos extremos, chega a usar-se sangue humano. Mas, por que usam sangue? Porque o sangue é um canalizador perfeito de energias. Assim, com todas as energias voltadas para a realização do objetivo, não há como haver falhas. Este canalizador, em magia branca, é uma planta que faz as vezes do sangue. Assim, não é preciso tirar a vida de forma alguma. Disto trataremos no próximo post.

Nem todo ritual de magia negra necessita de sangue. Mas, em todo ritual utiliza-se invocações de espíritos das trevas, uma vez que são eles que farão a bruxaria funcionar. Muitas vezes esses espíritos ajudam em troca de favores. Em outras, simplesmente porque são demônios, oras! Mas, sempre com o intuito de conduzir a alma do bruxo em questão para as trevas.

Os bonecos conhecidos como vodus, também são matérias de magia negra. Neste tipo de bruxaria, o bruxo utiliza as características da pessoa a quem deseja atingir e, geralmente, possui uma fonte de energia desta pessoa, como fios de cabelo ou tecidos de roupa do indivíduo a ser atingido. Acredita-se que pode-se conseguir o que quiser da pessoa, desde uma cura até a morte, usando-se estes bonecos. Os vodus também podem ser utilizados para representar espíritos. Neste caso, obviamente, não se usa uma fonte de energia.

Alguns rituais incluem até mesmo a hóstia consagrada por padres nas missas. Os bruxos vão às igrejas católicas, e na hora da comunhão, não ingerem a hóstia, usando-as para que os demônios zombem dela, uma vez que, assim como os cristãos, acreditam ser o corpo e o sangue do Filho de Deus ali presentes. Por isto, a Igreja Católica sugere aos cristãos receber a hóstia consagrada diretamente na boca.

Muitas vezes, os rituais são praticados em cemitério e podem ser conduzidos tanto por uma pessoa quanto por vários praticantes. Obviamente, esses rituais são feitos à noite e, como dito anteriormente, invocam os espíritos baixos.

Um feitiço de magia negra lançado sobre uma pessoa pode ser desfeito através de feitiço de reversão ou orações, nas quais, segundo os espíritas, espíritos de luz “despacham” os espíritos sombrios de volta para as trevas. No cristianismo, com muita oração e pela ação do Espírito Santo, é possível até mesmo saber quem fez este tipo de magia.

Não é incomum vermos pessoas que foram vítimas destes “trabalhos” e há mais pessoas que os fazem do que se possa imaginar. Tenho certeza de que, assim como eu, muitas pessoas já presenciaram casos assim.

É importante ressaltar que, quase todos os materiais utilizados em magia negra, são também utilizados em magia branca, assim como o vinho, as velas, os incensos, até mesmo os vodus. O que as difere é a finalidade com que o feitiço é empregado. Todos os bruxos têm consciência de que se praticantes do bem ou do mal, por assim dizer, sempre há consequências. Em outras palavras, o que vai volta triplicado.

Até o próximo post! 

(Maíra Vanessa)

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Como surgiram as bruxas - breve comentário


         Primeiramente, gostaria de dizer que estou muito contente em fazer parte deste blog e poder contribuir falando sobre alguns dos mistérios da humanidade. Um dos assuntos que muito me fascina é o que diz respeito às bruxas, seus rituais e filosofia de vida. 

        Para começar, nada mais justo do que discorrer a respeito da origem das feiticeiras e, como primeira ilustração, posto um desenho que meu amigo Victor Rodovalho, por saber de minha fascinação pelo tema, fez para mim há alguns anos atrás.






Dizem as más línguas que a primeira bruxa existente fora exatamente a primeira mulher a ser criada por Deus e primeira esposa de Adão. Sim! Aquela que não saíra das costelas do primeiro homem, considerada o lado obscuro da mulher e lado escuro da lua, a excluída da bíblia,  Lilith. Bruxa ou demônio? Parece que é tudo a mesma coisa, afinal, desde criancinhas aprendemos com os contos de fadas que "bruxa" é sinônimo de "demônio". Todavia, a história não é bem esta.

Lilith


As bruxas, começaram a ser consideradas como tais, por volta do século X, quando algumas mulheres começaram a interessar-se por ervas. Elas entendiam das propriedades medicinais das plantas, assim como de ervas venenosas. Essas mulheres tinham conhecimentos avançados sobre cura e envenenamento. Como os povos eram leigos no assunto, tinham medo de que essas mulheres os enfeitiçasse por meio das ervas. Elas eram muito temidas. Então, começaram a surgir os mitos que hoje conhecemos: elas enfeitiçam, são capazes de mudar o tempo, matam sem usar armas e conseguem o que querem por meio de magia, além, claro, de serem mulheres horríveis.

Quando assistimos ao filme "A Feiticeira" (2005) e em outras fontes  diversas, vemos que a bruxa é capaz de voar sobre uma vassoura. Aliás, quando fala-se em bruxa, automaticamente a associamos à vassoura. Mas, de onde surgiu o mito de que bruxas usam vassouras? Alguns relatos dizem que era costume das parteiras colocarem vassouras atrás da porta para espantar os maus espíritos enquanto nascia a criança.



Com o advento do cristianismo, as bruxas foram chamadas pagãs, justamente por residirem nos campos. Então, a partir do século XI, a Igreja Católica passou a punir os hereges, inclusive as então consideradas bruxas, que, segundo a Inquisição, tinham parte com o demônio. Podemos observar isto no filme "As Bruxas de Salém" (1996), onde, garotas que fazem rituais de bruxaria, inclusive rituais de magia negra, para não serem acusadas por tais atos, acusam pessoas inocentes de terem parte com o demônio. Muitos inocentes morrem nesta perseguição. É um filme muito interessante e abrange este assunto com maestria.



Seja lá como surgiram ou se fazem rituais de magia branca ou magia negra, o fato é que elas existem e andam por aí. Sim! Todas as bruxas fazem rituais. Mas, as que lidam com as energias cósmicas preferem ser chamadas feiticeiras. Convenhamos que é mais bonitinho mesmo. Contudo, abordarei este tema, rituais, numa próxima oportunidade. 

Antes de despedir-me, não poderia esquecer da nossa bruxa preferida, tão temida por Chaves, Chiquinha e Quico. Claro! A bruxa do 71! Esta sim foi a bruxa de nossa infância e nos enfeitiça até os dias atuais! 
Até breve! :)



Maíra Vanessa