Dampiros,
também conhecidos como Dhamphir, Half Breed ou Daywalkers, são os híbridos gerados pela união de pais vampiros com
mães humanas. Usufruindo de boa parte dos poderes vampirescos, os dampiros não
possuem as fraquezas de seus pais sobrenaturais.
A palavra dampiro é um
aportuguesamento recente do termo eslavo dhampir, que se acreditava ser derivado do albanês "vamp",
"Dham", "dhem", "dhembe" - dentes e pi, pire,
beber; assim dhampir, aquele que
bebe com os dentes.
Segundo o folclore dos Bálcãs, e de acordo principalmente com a crença dos ciganos, o
vampiro, embora seja um morto-vivo, ainda tem grande apetite sexual e, ao se
erguer da sepultura toda noite, procura as mulheres para satisfazer seus
desejos. Suas vítimas comumente são a sua viúva, ou alguma jovem de sua escolha,
com a qual houvesse simpatizado em vida. Há um caso registrado na Sérvia sobre
uma viúva que alegou estar grávida de seu último marido, supostamente
convertido em vampiro.
Há também os casos dos homens sérvios que se
fingiram de vampiros para encontrar a mulher desejada. No folclore búlgaro, era
usual que a as jovens defloradas usassem essa desculpa de haverem sido vítimas
sexuais de vampiros (similar ao Brasil, onde as moças que perdiam a virgindade
ou apareciam grávidas culpavam o Boto,
o qual, segundo a lenda, deixa as águas na forma de um formoso rapaz e mantém
relações com as mulheres). Um vampiro também podia mudar-se de uma vila para
outra, se casar, e ter uma criança lá.
As constantes visitas do vampiro à mulher que
fosse objeto de seu desejo podiam resultar em filhos, pois segundo a crença,
seu sêmen ainda era potente. Os filhos, geralmente do sexo masculino, eram os dampiros.
Herdando atributos sobrenaturais dos
vampiros, tais como força, velocidade, agilidade e regeneração, os dampiros
estavam, no entanto, livres das fraquezas dos mesmos. Um exemplo é que podiam
caminhar sob o sol sem problemas. Também não
precisavam de sangue, se alimentavam normalmente, com a mesma comida utilizada
pelos humanos.
Um fato interessante sobre essa raça é que
eles frequentemente usam seus poderes para se tornar exímios caçadores de seus
parentes sobrenaturais sugadores de sangue. Faziam isso para complementar sua
renda. Na Europa Oriental, os dampiros modernos se gabam de sua espantosa
habilidade em localizar vampiros.
Na maioria das sociedades que acreditavam na
existência de vampiros, o processo de detectar e destruir o monstro era
realizado por grupos de pessoas informais, moradores das aldeias ameaçadas por
essas criaturas noturnas. Entretanto, às vezes colocavam a tarefa nas mãos de
caçadores de vampiros profissionais.
Diversas culturas, principalmente
as dos Bálcãs do Sul nomeavam
pessoas específicas para caçar e destruir o vampiro. Então, usualmente os
dampiros, que eram os caçadores mais famosos desses monstros, eram recrutados.
Algumas crenças afirmam que apenas estes híbridos eram capazes de enxergar o
vampiro, que se tornava invisível. Segundo os ciganos, o dampiro podia ser
mesmo um morador normal da comunidade.
O dampiro então cobraria da vila por seus
serviços. Segundo relatos remanescentes, ele começava seu trabalho avisando aos
aldeões os quais o tinham contratado que haveria um mau cheiro no ar. Feito
isso, dedicava-se a localizar o inimigo. Algumas vezes o dampiro poderia tirar
a camisa e olhar pela manga, como se fosse um telescópio, descrevendo desse
modo a forma que o vampiro invisível havia tomado. Iniciava então uma dramática
luta corporal contra o vampiro, ou poderia simplesmente dar-lhe um tiro.
Ao ser morto, o vampiro exalaria um intenso mau cheiro e podia deixar uma
poça de sangue no chão. Em algumas raras ocasiões, o vampiro não podia ser
destruído; então o dampiro procurava enxotar o monstro para outra vila.
Os poderes do dampiro podiam ser transferidos
para a prole masculina e, em último caso, para uma linhagem familiar.
Acreditava-se que os dampiros possuíam um corpo pálido, gelatinoso, e viviam
pouco tempo; uma crença derivada do conhecimento que vampiros não possuíam
ossos. Dampiros também possuíam presas proeminentes como a dos vampiros, não
projetavam sombra, e seus olhos podiam ser de tonalidades diferentes dos
mortais. Seu cabelo geralmente era preto, branco ou até mesmo prateado.
Eles gostam de trajar cores escuras, como
azul marinho, verde musgo, preto ou vermelho, lembrando o sangue; também tem
preferência por roupas que escondam as imperfeições de sua pele e de seu corpo,
as quais são mais notáveis que nos humanos. Também gostam de usar luvas devido sua
pele ser fria e pálida.
Já caminhando para finalizar essa postagem,
falaremos sobre alguns dampiros famosos nos gibis, nos games e no cinema.
Blade: Blade, o Caçador de Vampiros é um personagem de histórias em quadrinhos norte-americanas
da Marvel Comics. Foi criado pelo
roteirista Marv Wolfman (o mesmo de Crise nas Infinitas Terras)
e pelo desenhista Gene Colan. Também foi adaptado por quatro
vezes para o cinema.
A mãe de Blade foi mordida por um vampiro
pouco antes de dar a luz. Como resultado do fato, a criança nasceu com alguns
dos dons vampíricos, como a força e agilidade extraordinárias. Diferente dos
verdadeiros vampiros, Blade pode andar à luz do dia; por outro lado às vezes
ele é tentado pela mesma sede de sangue.
Blade conta com a ajuda de Abraham Whistler, que o encontrou quando era um adolescente. Whistler
passou a perseguir e executar vampiros após estes terem assassinado sua
família.
Blade é um daywalker, um meio vampiro e meio humano. Isso lhe confere
habilidades vampíricas como regeneração espontânea, força, reflexos,
velocidade, fôlego e agilidade sobre-humanas. Blade também não tem nenhuma
fraqueza dos vampiros: pode andar de dia e pode fazer tudo que um vampiro não pode, exceto que às vezes sente necessidade
de beber sangue. Blade é um mestre em artes marciais e em disfarces. Também é ótimo espadachim e com suas habilidades vampíricas pode sentir
a presença de criaturas sobrenaturais.
Blade ainda conta com um arsenal de armas e
equipamentos para sua guerra contra os vampiros, como:
- Punhais de madeira em forma de
cruz para empalar os inimigos;
- Estacas de mogno;
- Facas para combates mano-a-mano;
- Uma espada longa em prata com o
cabo em forma de cruz (estilo das usadas no final da Idade Média, início do Renascimento), mas mais tarde o cabo cruciforme foi
substituído por um redondo com proteção da mão e um truque escondido para os
inimigos;
- Katanas em titânio gravadas com ácido e banhadas a prata - forjadas
por ele;
- Armas de fogo com balas em prata de
ponta oca e cheias de alho liquefeito;
- Granadas “flashbang” que
libertam uma explosão de luz ultravioleta ao mesmo tempo em que vaporizam
minúsculos fragmentos de prata;
- Bumerangue de
lâminas cortantes em prata que carrega no seu cinto e que serve muitas vezes
para matar com um lance vários vampiros, voltando depois à mão de Blade.
Alucard Tepes: Alucard é o personagem principal de alguns dos jogos eletrônicos que fazem parte da série Castlevania. Ele é o filho de Mathias (Drácula) com Lisa, uma
humana, portanto, um meio-vampiro (ou dampiro). Ajudou um dos membros do maior clã de caçadores de
vampiros, os Belmont, a derrotar seu pai, porém com o resurgimento deste,
foi obrigado a despertar de um sono de 300 anos para impedir mais uma vez o mal
de dominar a Terra. Assim como a mãe ele tem cabelos loiros muito claros, e, no
jogo, seu principal objetivo é destruir o Castlevania (o castelo de seu pai).
Um fato curioso é que o nome
"Alucard" é o nome "Drácula" ao contrário, ou melhor, é
escrito com o nome "Drácula" espelhado. Mesmo tendo servido ao pai
por algum tempo, ele logo se deu conta de que os atos de seu pai estavam
errados, e se juntou a Trevor Belmont em sua caçada.
Em Castlevania: Symphony of The
Night, Alucard é capaz de usar dezenas de tipos de armas, desde
espadas até maças e katanas, incluindo escudos.
Por ser filho de Drácula e um meio vampiro
pode se transformar em um morcego capaz de expelir uma bola de fogo e usar
sonar, um lobo capaz de correr e atacar a altas velocidades e em névoa para
atravessar portões e portas de ferro e fugir dos ataques inimigos.
Posteriormente a forma de névoa pode causar dano aos adversários depois de se
adquirir uma relíquia.
Ele também possui os poderes do pai, sendo
capaz de se teleportar e lançar da capa três bolas de fogo, ou duas grandes
esferas de magma idênticas às que o pai usa no final da maioria dos
Casltlevania. Pode também absorver o sangue derramado dos inimigos e recuperar
energia, além de roubar energia de todos os inimigos ao redor e o poder de
invocar espíritos. Alucard também é conhecido como Adrian Fahrenheit
Tepes e, depois de ajudar Trevor a derrotar seu pai, ele colocou a si
mesmo em um sono, querendo dar um fim a maldição de sua família. Contudo, ele
acorda mais uma vez para descobrir porque Richter Belmont (sucessor de Trevor) desapareceu no
episódio "Symphony of the night".
Rayne: Bloodrayne é um jogo de ação em terceira pessoa,
desenvolvido para consoles como PC, Playstation 2, Game Cube e XBox,
criado pela produtora americana Terminal Reality e distribuído pela Majesco. A
série é composta por: Bloodrayne (2002), Bloodrayne 2(2004). Há também um filme
Bloodrayne, dirigido por Uwe Boll e estrelado por Kristanna Locken. Uma
continuação, Bloodrayne II: Deliverance, foi lançada em 2008.
Mais ou menos em 1916, uma mulher foi
seduzida por um vampiro, e dessa união nasceu uma dhampir, meio humana e meio
vampira, chamada Rayne. Mais tarde, o vampiro (cujo nome não é revelado no
primeiro game) mata a família de Rayne, quando ela ainda era muito pequena.
Depois ela foi criada pelo Professor Truman, que lhe ensinou sobre os vampiros
e a escuridão, até que ela foi recrutada pela Sociedade Brimstone.
A protagonista Rayne, é uma dhampir, ruiva,
ágil e muito sensual. Suas principais armas são as "Blades", lâminas que
ela usa para cortar os inimigos. No game Bloodrayne 2, ela ganha uma nova arma,
a Carpathian Dragon, uma arma que utiliza sangue como munição. Além disso,
Rayne possui a "Visão Aurea", na qual ela vê tudo por uma AURA roxa,
na qual ela pode encontrar alvos e passagens secretas. Ela possui também a
"Dilated Vision", na qual, graças à rapidez de seu pensamento, o
tempo desacelera, e Rayne assim pode escapar de balas.
http://castlerpg.wordpress.com/2008/11/17/meio-vampiros/
http://pt.goldenmap.com/Dampiro
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dampiro
Enciclopédia dos vampiros – J. Gordon Melton
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