domingo, 1 de janeiro de 2012

Pacto com o Diabo


É um acordo, trato ou barganha, pelo qual um ser humano conscientemente faz uma troca com o diabo, seja ele Lúcifer ou qualquer outro demônio, geralmente oferecendo sua alma para obter favores infernais mundanos.
Os pactos comumente são feitos para se obter: juventude, riqueza, conhecimento ou poder. Há ainda os casos de pessoas que fizeram um pacto apenas para oficializar a aceitação do diabo como seu senhor.
Pode ser oral: a pessoa se dirige para o local, geralmente uma encruzilhada, onde são realizados invocações, conjurações e rituais para atrair o demônio. Uma vez estando presente a entidade infernal, a pessoa pede aquilo que deseja, oferecendo sua alma em troca, um preço alto e perigoso a se pagar. Diz-se que, nos casos de pactos orais, os mesmo são selados por uma marca que o demônio deixa na pessoa ao tocá-la.
Os pactos também podem ser escritos. Utilizam-se os mesmos meios de atrair o ser iníquo, mas a barganha se realiza mediante a assinatura de um contrato. A respeito do contrato e da assinatura, há algumas divergências entre os demonologistas. Alguns alegam que todo o ato deve ser escrito com o sangue da pessoa que invoca o ser das trevas. Outros, que apenas a assinatura é feita com o sangue do feiticeiro. Outros dizem ainda que o contrato é escrito com sangue animal, e não humano. E outros dizem que o ato é escrito com tinta vermelha e assinado com o sangue. Outra versão explica que basta apenas que a pessoa solicitante do pacto assine seu nome no livro vermelho de Satanás.
Estabelecido o contrato, o demônio determina os termos da troca.



"Quando eu fiz uma aliança com Lúcifer, ele me daria dinheiro sucesso, fama, mulheres e projeção. Em troca ele pediu a minha alma e o suicídio num tempo determinado que ele me avisaria quando. Existem vários tipos de pactos, o meu era esse."

(Bate-papo com Alexandre Canhoni, ex-paquito, Bíblia World Net, Sexta, 1 de setembro de 2000)



Os contratos referentes a pactos diabólicos contêm caracteres estranhos, os quais seriam a assinatura do demônio responsável pelo pacto, pois cada um teria sua assinatura e seu próprio selo.

Na crença popular, é comum afirmar que uma pessoa com talento extremo para algo tenha feito pacto com o diabo; como é o caso dos músicos:
Nicolò Paganini (violinista italiano),
 Giuseppe Tartini (violinista e compositor veneziano)
Tommy Johnson (músico de blues)
Robert Johnson, outro grande nome do blues. Sobre Robert, paira o mito de que ele teria feito um pacto com o diabo para se tornar um mestre ao tocar, e assim obter fama. Ainda, segundo a lenda, Robert Johnson confessa o ato e o relata na música “Cross Road Blues”, cujo título traduzido curiosamente significa “O Blues da Encruzilhada”, local este que, conforme mencionado anteriormente, é utilizado para invocar demônios.
Curiosidade: No seriado Sobrenatural, episódio 0208, cujo título é Cross Road Blues, onde Sam e Dean vão investigar casos de ataques de cães do inferno, o episódio se inicia contando a história da lenda de Robert Johnson.


Robert Johnson - Rei do Blues e alvo das lendas

Não apenas músicos são alvos desta desconfiança popular; Johann Wolfgang von Goethe, grande escritor e pensador alemão nascido em 1749, escreveu Fausto, uma obra que narra a história de um homem que vende a alma ao diabo em troca de juventude. Posteriormente, o povo passou a dizer que Goethe vendeu sua alma imortal, e que Fausto era, na verdade, uma espécie de autobiografia.
Na literatura e na tradição popular, as bruxas são criaturas conhecidas particularmente por sua associação com o demônio. Em troca de poderes sobrenaturais e longevidade, elas vendem suas almas, selando o pacto com seu sangue, ou tendo relações sexuais com a entidade infernal. Desse modo, elas se tornam as concubinas de Lúcifer.

Depois de Fausto, o tema “pacto diabólico” foi, até os dias de hoje, amplamente explorado na literatura em romances e poesia, na música, no cinema, em quadrinhos e videogames.
Na literatura, temos a obra icônica Fausto, de Goethe, onde é narrada a história de um homem que vende sua alma ao diabo para que tivesse todos os seus desejos realizados. O Retrato de Dorian Gray também é uma obra nesse estilo.

Na música, várias letras foram feitas a partir dessa idéia, seja no blues, seja no rock, seja no pop, etc.
Nos quadrinhos, temos:



Motoqueiro Fantasma: Johnny Blaze é um piloto de show, um motociclista que faz manobras em um circo. Ao saber que seu pai tinha uma doença letal, Johnny faz um pacto com o diabo Mefistófeles, para que seu pai fosse curado. Blaze então se torna hospedeiro de um demônio e vira uma espécie de “cavaleiro do diabo”, um esqueleto com o crânio em chamas que pilota uma motocicleta infernal. O Motoqueiro surgia inicialmente logo após pôr-do-sol, ou quando seu hospedeiro experimenta um estado de grande sofrimento psicológico (que o hospedeiro, aliás, pode provocar propositalmente para trazê-lo à tona). A transformação é muito dolorosa, com a carne do hospedeiro derretendo para dar lugar à forma cadavérica do Motoqueiro. O Motoqueiro Fantasma não compartilha da personalidade do hospedeiro, tendo a sua própria. Ele se auto-intitula o Espírito da Vingança e persegue os criminosos que considera "pecadores".
Curiosidade: Mefistófeles é o personagem homônimo de Fausto e Motoqueiro Fantasma; é o demônio que propõe o pacto aos personagens principais de ambas as histórias.
Mefistófeles é uma entidade diabólica da cultura germânica.




Spawn: Al Simmons era um soldado a serviço do governo norte-americano, que cumpria todo tipo de tarefas perigosas em território doméstico e no exterior. Seguindo ordens de seu superior Jason Wynn, Simmons era escalado principalmente para missões de execução. Tornou-se herói nacional ao salvar o presidente americano de um atentado.
Entretanto, Al Simmons começou a se tornar um incômodo para Wynn a partir do momento que passou a questionar suas missões. Quando tais questionamentos se tornaram intoleráveis, Simmons foi traído e morto durante uma missão.
Por seus crimes e sua vida de assassino executor, Simmons foi enviado ao inferno. No oitavo círculo fez um pacto com o demônio Malebolgia para voltar à Terra e poder ver sua esposa (Al era extremamente apaixonado por sua esposa, Wanda Blake). Todavia, o pacto incluía a obrigação de Al se tornar um Spawn, um soldado do inferno vestindo um traje simbionte à serviço do demônio, que Malebólgia costuma criar com intervalos de 50 anos (pois a criação de tais soldados consome seu poder) para liderar suas forças no Armageddon.




Priest: é um manhwa criado pelo coreano Hyung Min-Woo, e é o primeiro no país do estilo ação/terror. No Brasil foi lançado pela Lumus Editora.
 A história gira em torno de Ivan Isaacs um padre promissor que acabou libertando um anjo caído chamado Temozarela de sua prisão de centenas de anos, causando assim a sua morte e a morte de sua amada, Gena. Uma vez morto, foi-lhe concedida uma segunda chance de vida e de vingança, presente do demônio Belial, que em troca de poder, se torna possuidor da metade de sua alma. A trama se desenrola enquanto Ivan Isaacs segue seu caminho em direção à vingança iminente. No decorrer da saga, sua sede por sangue inimigo o leva a eliminar outros Anjos caídos, seguidores de Temozarela, assim como nos mostra o quanto uma alma torturada é capaz para atingir a redenção.





No cinema temos: Endiabrado 




Elliot (Brendan Fraser) um enfadonho programador de computadores que está perdidamente apaixonado por sua colega de trabalho Allison (Frances O'Connor). O problema é que ela não lhe dá a menor atenção. Para resolver isto, Elliot resolve vender sua alma ao Diabo (Elisabeth Hurley), que lhe concede 7 desejos para que possa enfim conquistar a garota dos seus sonhos. O tema, embora sombrio, é abordado de forma engraçada, e há uma moral no fim.


Em seriados temos: Sobrenatural

 (Aos leitores que ainda estejam vendo ou planejem assistir ao seriado, aviso que neste tópico você encontrará SPOILERS!!!!!)

Sobrenatural é um programa que com certeza soube explorar bem o tema pactos diabólicos.



Mary Campbell, mãe de Sam e Dean, quando ainda era jovem e caçava seres sobrenaturais, em 1973 fez um pacto com Azazel, o “Demônio de Olhos Amarelos” para ressuscitar o seu ainda então namorado John Winchester, o qual na época não sabia nada do sobrenatural e desconhecia a sombria atividade de sua namorada.


Posteriormente, John Winchester faz um pacto com Azazel, oferecendo sua alma e a Colt para que Dean, que se achava em coma, pudesse voltar a viver. John não recebe nenhum tempo para aproveitar com seus filhos e parte com Azazel assim que o pacto é consumado e Dean volta à vida.

No episódio “Crossroad Blues”, da Segunda Temporada, conhecemos a lenda de Robert Johnson, sobre o pacto que ele fez para adquirir fama e como ele foi levado pelos cães do inferno. Ainda neste episódio, embora contra a vontade de Dean, os irmãos Winchester vão salvar Evan Hudson, um homem que fez um pacto para salvar a esposa, que estava prestes a morrer de câncer.

Ao final da Segunda Temporada, Sam morre apunhalado por um dos escolhidos de Azazel. Não suportando a morte do irmão, Dean vai até uma encruzilhada, conjura um demônio que aparece sob a forma de uma mulher, e faz um pacto para que Sam voltasse a viver. Com isso, Dean tem um ano de vida, antes que o demônio volte para cobrar o preço e levar sua alma para o inferno.


Bella Talbot: Bela é uma especialista inglesa em artefatos mágicos, os quais rouba de diversas fontes e revende para os interessados por um bom preço. A personagem participou apenas de seis episódios, na 3ª temporada da série, atrapalhando os protagonistas da série, Sam e Dean Winchester. Chega a ter uma recaída por Dean Winchester percebida no episódio 3x06 - Céu Vermelho. Em certos episódios parece ajudar os irmãos Winchester, porém acaba passando a perna neles. Quando era jovem Bela fez um pacto com um demônio, para que esse matasse os seus pais. O pai abusava de Bela e a mãe sabia, mas não defendia a filha. Com a morte dos pais Bela ficou rica. Em troca disso. Bela recebe dez anos de vida do demônio, contando a partir do dia do pacto. Vendo que seu tempo de vida estava se esgotando Bela rouba dos irmãos Winchester a Colt, dando a arma ao demônio possuidor de seu contrato para que o mesmo prolongue o pacto feito com Bela. Porém o acordo é refeito e para Bela prolongar seu trato teria que matar Sam. Porém ela fracassa e sua alma é levada para o inferno. Antes de morrer Bela dá uma pista à Dean sobre o demônio que guarda o contrato dele.



Posteriormente, vemos Bobby Singer, um caçador amigo dos Winchester que os viu crescer, ajudou em seu treinamento e é considerado por eles como um tio, fazer um pacto com o demônio Crowley para que pudessem obter a localização do Cavaleiro da Morte, que caminhava sobre a Terra escravizado por Lúcifer, o qual estava executando os preparativos para o Apocalipse.



Um fato interessante é que, em Sobrenatural, todos os pactos diabólicos são selados, não com sangue, tinta ou assinaturas. O demônio conjurado possui um humano e aparece à pessoa que deseja fazer o acordo. As condições são estipuladas e, se aceitas, o trato é selado com um beijo. Mas por que justamente um beijo? Talvez por ser uma alusão à forma que Judas traiu Jesus; um humano, conscientemente, com um beijo trai o Filho de Deus e opta pela recompensa mundana: trinta moedas de prata, as quais acabaram sendo sua condenação futuramente.


Geralmente as histórias faustianas, como assim são chamadas aquelas que envolvem pactos com o diabo, trazem em seu desfecho a lição que nos move a pensar até onde estamos dispostos a obter o que ambicionamos, e se o preço realmente vale a pena.


"Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

Mateus 16:26




Referências:

Wikipédia
http://www.adorocinema.com/filmes/
http://pt-br.supernatural.wikia.com/wiki
http://en.wikipedia.org/wiki/Deal_with_the_Devil

Nenhum comentário:

Postar um comentário