segunda-feira, 14 de maio de 2012

Mitologia Nórdica: Odin

Olá, sou Arielly, a nova colaboradora do blog e estarei por aqui compartilhando algumas de minhas paixões com vocês. Espero que gostem.




A mitologia nórdica, também conhecida por mitologia germânica, viking ou mitologia escandinava, é o nome dado ao conjunto de religiões, crenças e lendas pré-cristãs dos povos escandinavos.
As lendas nórdicas não têm uma versão única. Há variações nos deuses e nas descrições de como o mundo foi criado. Um dos mitos diz que Odin e seus irmãos mataram um gigante, Ymir, formado de fogo e gelo. O corpo dele virou, então, a matéria prima para a criação do mundo: Os restos da carne do gigante se tornaram a Terra; dos ossos se originaram as pedras; o sangue deu origem aos rios e oceanos; e o cérebro se tornou as nuvens.

Odin: deus da Guerra, da Morte e da Magia, além de protetor dos governantes, é o principal deus da Mitologia Nórdica, também é o mais velho e sábio de todos os deuses.
Segundo as lendas, antes de atingir o grau de divindade, ele possuía uma tropa de guerreiros-sacerdotes que eram chamados de Camisa de Urso ou Pele de Lobo, tinham treinamento xamanístico. Eram homens enormes com barbas e cabelos longos, vestidos com pele de urso ou de lobo, atadas ao corpo por enormes cinturões. Usavam grandes elmos adornados por chifres.
Mas o poderoso Odin desejou ser o conhecedor dos mistérios mágicos, e para isso, se entregou a um ritual de sacrifício ficando pendurado na árvore do mundo, Yggdrasil, de cabeça para baixo, ferido por sua própria lança, durante 9 dias e 9 noites, com fome e sede.
Ao final desse período, avistou os caracteres rúnicos no chão e os recolheu. Ainda não satisfeito pediu permissão para beber água na "Fonte do Conhecimento" do Gigante Mimir, o que se realizou com o pagamento de um de seus olhos. Ele então encontrou na água da fonte milagrosa tanta sabedoria e poderes secretos que pôde, logo depois que Mimir foi morto na guerra entre os Æsir e os Vanir, lhe conferir a faculdade de renascer pela sabedoria: sua cabeça, embalsamada graças aos cuidados dos deuses, é capaz de responder a todas as perguntas que lhe dirigem.

Odin vivia em Asgard, no palácio de Valaskjálf, local que construiu para governar desde seu trono (Hlidskjálf) e, assim, poder observar os nove mundos. Era filho de Bor/Borr e Bestla e irmão de Vili e Vê. Ele era casado com Frigg (simbolizava a terra cultivada), Jörd (simbolizava a terra desabitada) e Ring (simbolizava a terra gelada). Dentre seus muitos filhos estão Thor, Balder e Vali.
Odin estava sempre acompanhado por 2 corvos: Hugin (Espírito e Razão), e Munin (Memória e Entendimento) que se posicionavam em seus ombros depois de percorrer o mundo durante o dia na busca de novidades para o Grande Deus.
A seus pés, deitam-se também os 2 lobos Geri e Freki que ficavam de guarda a seu deus e que se alimentavam de toda carne, inclusive humana, que era ofertada aos Deuses. Nas batalhas, estava sempre acompanhado de seu lendário cavalo de 8 patas, Sleipnir, se locomovendo, rapidamente pelos céus entre a esfera humana e divina; e sua lança Gungnir, presente dos mágicos anões ferreiros, que continha runas gravadas no cabo e que nunca errava o alvo.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário