terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Prata





A prata é um elemento químico metálico, representada pelo símbolo químico Ag (o qual vem do latim argentum, que quer dizer branco, ou brilhante).
 É um metal macio, branco e brilhante, excelente como condutor de eletricidade e calor.
 É mais resistente que o ouro, maleável, metal de cunhagem. Devido seu forte brilho metálico, ela alcança alto grau de polimento.
Desde os tempos mais antigos, a prata, sendo considerada metal precioso, tem sido utilizada como base monetária para muitas nações, e até mesmo de impérios, como Roma.  Forjavam moedas com ela. Também a usavam para produzir enfeites, jóias e utensílios para o comércio.


Outra característica interessante da prata antigamente, é que ela também era empregada em curativos para tratamento de queimaduras e ferimentos, e para desinfecção de água e comida durante armazenamento. Durante o século XIX, em longas viagens oceânicas, marinheiros colocavam moedas de prata em barris de água e vinho para que estes permanecessem potáveis.
Provavelmente foi a partir do descobrimento destas propriedades purificadoras e medicinais da prata que começaram a surgir ao redor dela as lendas e utilidades milagrosas.
Os alquimistas e os místicos consideravam a prata um metal mágico, associado à lua e à natureza. Ela era essencial na produção de poções de cura, espelhos mágicos, balas e armas sagradas. Por ser vinculada à lua, acreditava-se que a prata conferia poderes premonitórios.
 Na Idade Média, outra crença interessante explicava que um pedido realizado à lua por meio de um anel de prata era atendido com maior rapidez. Bruxos e magos também usavam anéis de prata para que obtivessem poderes místicos; além do que, o portador de um anel desse material podia manter um estreito relacionamento com seres fantásticos como fadas, duendes, elfos e outros elementais, ligados à natureza e suas manifestações.




Espada de prata utilizada na Maçonaria


Devido sua pureza, simboliza a energia da Misericórdia Divina, e é o primeiro metal mencionado na Bíblia. Está associada ao patriarca bíblico Abraão e ao arcanjo Miguel.
Diz-se que, durante a projeção astral, o que mantém a alma ancorada ao corpo é um cordão de prata.
Gradativamente, esse elemento passou a adquirir cada vez mais utilidades e se tornar pedra no sapato dos seres sobrenaturais. Prata já podia ser usada para marcar a pele, ferir e matar seres como fadas, vampiros e lobisomens.
O fato dos vampiros serem vulneráveis à prata pode estar relacionado ao caráter purificador da mesma. O monstro, sendo constituído por trevas, não suportaria dentro de si a presença de um metal puro como ela. A prata é altamente mortífera contra os vampiros e boa parte de suas variações, como vetala, lâmia etc.
André Vianco, grande autor da literatura fantástica nacional, diz em seus livros que os vampiros odeiam a prata porque ela é o único metal que eles não conseguem entortar com as mãos. Tanto é assim, que nas obras de Vianco, ela é letal para os vampiros; seus heróis sempre usam balas, espadas e poderosas armaduras forjadas a prata para combater os chupadores de sangue.
Edgar Frog, o excêntrico, mas hábil caçador de vampiros da série de filmes Garotos Perdidos, interpretado por Corey Feldman, tem em seu arsenal estacas feitas de prata.

Em sua adaptação cinematográfica do livro Abraham Lincoln, Caçador de Vampiros de Seth Grahame-Smith, Tim Burton explica que a prata afeta os vampiros por ser um metal "amaldiçoado para os amaldiçoados", já que é considerada por Deus um sinal de traição, pois eram de prata as trinta moedas que Judas recebeu para entregar Jesus. Por esse motivo, o herói, Abraham Lincoln, durante suas caçadas noturnas aos seres das trevas usa um poderoso machado, cuja lâmina foi banhada com prata derretida.




E, caminhando para o fim dessa postagem, não podíamos deixar de falar dos lobisomens, dos quais a prata é a maior fraqueza. Nos filmes e livros de terror, não pode faltar ao herói uma arma carregada com munição de prata para liquidar com os lobisomens.  Mas de onde vem essa história que apenas uma bala de prata, pontas de flecha ou qualquer arma feita desse material pode acabar com esses monstros lupinos?
De acordo com a Alquimia, a prata é o metal associado à lua. Então, tecnicamente, a única coisa que pode derrubar um lobisomem é aquilo que o criou, ou seja, a prata, que traz em si o poder da substância lunar. Conforme já foi dito anteriormente aqui pela nossa amiga Arielly (vide postagem sobre Metamorfos), esse místico e poderoso metal é o calcanhar de Aquiles dos lobisomens e de todos os seus parentes sobrenaturais, como skinwalkers, transmorfos etc.
No seriado norte-americano Sobrenatural, a prata é realmente útil aos irmãos Winchester durante suas macabras caçadas. Segundo eles, uma faca de prata imersa em sangue de carneiro matará um Djinn. Esse metal, além de ser o único que pode derrotar lobisomens, também é eficaz contra revenants, wraiths, bruxas, gigantes,  alguns tipos de zumbis, e contra os Jefferson Starship, monstros híbridos criados pela Mãe de Todos, Eve. Dean batizou essas criaturas assim em referência a uma banda americana dos anos 70. Irônico e hilário como sempre, o irmão de Sammy afirmou ter escolhido esse nome porque, segundo ele, “os Starship eram horríveis e difíceis de matar.”




Imbuída de poderes místicos ou não, a prata atravessou o tempo; mesmo hoje é considerada um metal valioso. E ainda há quem recorra aos artefatos de prata para se prevenir contra as doenças e maus espíritos, seja por meio de anéis e amuletos feitos a partir dela, seja por meio de objetos sagrados como crucifixos e medalhas de santos, já que atualmente é comum que eles também sejam feitos de prata.


                                                                                                         





Fontes:

http://netivotpeliot.blogspot.com.br/2007/07/ouro-prata-bronze.html

http://www.joia-e-arte.com.br/metais.htm

http://estevaomonteiro.com/RPG/dnd-adamant.mithral.htm

http://pt-br.supernaturalbrasil.wikia.com/wiki/Prata

http://cienciaeastrologia.blogspot.com.br/2005/06/c2-alquimia-do-lobisomen.html

http://www.ourivesaria.com/prata.html

http://www.shoppingportogeral.com.br/Aplicacao/index.php?option=com_content&task=view&id=50&Itemid=81


8 comentários:

  1. Muito muito muito bom, Danilo.
    Ficou excelente este post.
    Gostei muito.
    Parabéns! :D

    ResponderExcluir
  2. Maíra, minha querida!!!!

    Muitíssimo obrigado!!!

    Fico feliz que tenha gostado, e quero reforçar:

    É sempre um prazer ter você a bordo!!!

    Abraços e Beijos

    ResponderExcluir
  3. Top de mais bem explicado.. obrigado ai..

    ResponderExcluir
  4. De nada, Emilly! Fico feliz que tenha gostado!!!

    ResponderExcluir
  5. Mas, ainda tenho uma dúvida... Por que o metal fere as fadas? É o mesmo motivo dos vampiros?

    ResponderExcluir