segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Súcubos





Súcubo, do latim succubus, de sucubare, é um demônio que assume aparência feminina para invadir os sonhos dos homens durante a madrugada, manter com eles relação sexual e lhes roubar a energia vital. São um tipo de vampiras sexuais.
Ao invadir o sonho, o súcubo assume a aparência física do desejo sexual de suas vítimas, e se alimenta da energia gerada pela cópula. Na Idade Média, eram esses demônios os causadores da polução noturna. Eram enviados do Inferno para a Terra, a fim de visitar mosteiros e desvirtuar monges, assombrando-os e seduzindo-os em suas celas durante a noite.
O homem que fosse acusado de haver mantido relações com esses demônios poderia ser punido com severidade pela Inquisição.


Aos ataques dessa criatura associam-se casos de doença e tormento psicológico de ordem sexual, já que após as investidas sucediam pesadelos e poluções noturnas. Segundo a mitologia, os súcubos são seres que podem viver aproximadamente 750 anos, e sua contraparte masculina é chamada de Íncubo.
A palavra “succubus” vem de uma antiga alteração do latim succuba, significando prostituta. A palavra é derivada do latim “sub”, que significa “embaixo, por baixo”, e da forma verbal “cubo”, ou seja, “eu me deito”; desse modo, súcubo é alguém que se deita por baixo de outra pessoa.


De acordo com o “Malleus Maleficarum”, conhecido como “O Martelo das Bruxas”, ou “O Código Penal das Bruxas”, o súcubo não apenas se alimenta da energia sexual gerada pela relação, como também recolhe o sêmen do homem com quem copula, para que um íncubo posteriormente possa engravidar mulheres. As crianças nascidas dessa abominável relação estavam fadadas a ser mais suscetíveis a ações diabólicas ao longo da vida.
Em algumas versões da lenda, o súcubo se transformava no íncubo, sua forma infernal masculina, e usava o esperma recém-coletado para fecundar mulheres. Obviamente demônios não se reproduzem de maneira natural; todavia, por meio dessa abjeta e sombria inseminação, o íncubo poderia engravidar uma mulher a partir do ataque do súcubo.
Quando o súcubo escolhe uma presa, suas visitas são recorrentes; suga a energia vital do homem, que fica extremamente debilitado, e pode levá-lo à morte por exaustão. Em alguns casos, o infeliz não morre, mas “apaixona-se” pelo monstro, que passa a habitar a mente da vítima mesmo enquanto a mesma se encontra acordada. Isso pode desencadear loucura.


Embora, de maneira geral a aparência dos súcubos varie de acordo com a crença, eles são retratados como mulheres sedutoras e belas, muitas vezes com asas de morcego e grandes seios. Às vezes elas também possuem outras características demoníacas, como cascos e chifres. A Lilith da crença judaica, a qual se encaixa na descrição acima, algumas vezes é apontada como a rainha dos súcubos.
No conjunto de crenças do Oriente Médio, a versão da succubus, conhecida como “Al duwayce”, é relatada com uma mulher bonita, perfumada e sedutora que vaga pelo deserto nos cascos de um camelo.
Ao contrário das outras versões da lenda do súcubo, em que o monstro se deita com os homens para sugar-lhes a energia sexual e coletar esperma para engravidar mulheres tomando a forma do íncubo, esta especialmente é uma juíza da vingança para os homens adúlteros.


Atraindo as vítimas, eles mantêm relação com esse demônio desconhecendo o perigo, pois este tipo de súcubo possui lâminas afiadas em sua vagina; lâminas essas que utiliza para decepar o pênis da presa. Enquanto o homem ferido se contorce em agonia, a súcubo revela sua verdadeira face monstruosa e o devora ainda vivo.

Os súcubos já foram mencionados em seriados como Buffy, a Caça Vampiros.


No filme “Garota Infernal”, lançado em 2009, Megan Fox interpreta Jennifer, uma garota que, após ser vitimada por um rito satânico, acaba se transformando em um súcubo.

Devil's Kettle é uma pequena cidade dos Estados Unidos, onde vivem Jennifer (Megan Fox) e Needy (Amanda Seyfried). As duas são amigas desde a infância e estão sempre juntas. Um dia, Jennifer chama Needy para ir a um bar local, onde tocará uma nova banda de rock. Só que, durante o show, um grande incêndio faz com que vários dos presentes morram. As amigas conseguem escapar, assim como os músicos. Ainda em estado de choque, Jennifer recebe o convite do vocalista para que conheça a van da banda. Apesar dos avisos de Needy, ela aceita o convite. Já em casa, Needy está ao telefone com Chip (Johnny Simmons), seu namorado, quando ouve um barulho estranho. Logo ela percebe que Jennifer está em sua casa, toda ensanguentada e vomitando um líquido estranho. A partir de então, ela passa a agir de forma estranha, por vezes arrogante e desprezando os mortos no incêndio. Consciente de que é objeto de desejo dos garotos da escola, ela passa a atraí-los para depois devorá-los, literalmente.




Fontes:

http://minilua.com/lenda-demoniaca-succubus/#.UHNRSrPyaxU
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%BAcubo
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-132052/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lilith

Nenhum comentário:

Postar um comentário