domingo, 26 de maio de 2013

Rock, o lado Negro


O cara mais underground
Que eu conheço é o diabo
Que no inferno toca cover
Das canções celestiais
Com sua banda formada
Só por anjos decaídos
A plateia pega fogo
Quando rolam os festivais.
( Zeca Baleiro, Heavy Metal do Senhor)






            O rock surgiu em meados do século XX nos EUA, tendo como base o blues. A partir de seu desenvolvimento, foi influenciado por outros ritmos como folk e jazz, entre outros. Dizem que a primeira banda a “evoluir” do country, também raiz do rock, para o estilo propriamente dito, foi Bill Haley & His Comets, cuja primeira música a popularizar-se foi “Crazy man, crazy”. Nesta música é perceptível ainda a forte pegada do jazz. 





            Mais tarde, surgia então o Hard e o Heavy Metal, variações mais pesadas do rock e, de cara, apesar de algumas bandas como Van Halen fazerem sucesso, desagradou ao público. 

            Hoje ainda o rock mais pesado não é muito benquisto pela sociedade, e existe certo preconceito em relação a muitas bandas, em função de algumas tocarem o chamado rock satânico. Todavia, estas bandas têm um estilo próprio, que se desdobra em outros.

            Segundo alguns, o rock satânico surgiu no final dos anos 50 com a banda britânica The Beatles, que tocava nos lugares mais obscuros da Inglaterra, repleto de meretrizes seminuas e, seus componentes, estavam em algumas de suas apresentações sobre o efeito de drogas. Apesar de suas aparentes letras inocentes, não passava de adoração ao senhor das trevas.  Com certeza, isto não passa de loucura de quem afirma tais coisas.


            A verdade é que o rock, desde seu início, teve uma associação ao ocultismo e às forças malignas sobrenaturais. Isto pode ser explicado, porque rock é uma forma de rebeldia. Muitas vezes é música de protesto, como vemos nos anteriormente citados Beatles, ou ainda em U2, The Ramones, entre outros. Contudo, obviamente existem de fato as bandas de rock que possuem letras satânicas, o Black Metal

O Black Metal surgiu nos anos 80 e uma das precursoras foi a banda Venom. O termo black metal surgiu no álbum de mesmo nome desta banda, lançado em 1982. As letras falavam sobre anticristianismo e faziam culto ao demônio. Desde então, vem surgindo bandas com este propósito e, o que geralmente marca este estilo são os corpse paint (pinturas cadavéricas) e uso de objetos cortantes, além das letras anticristãs.  Contudo, a temática não é apenas demoníaca, embora, na maioria das vezes, seja.

O Black Metal ainda tem suas ramificações, como death metal, symphonic black metal, viking black metal, depressive black metal, entre outras, variando apenas a sonoridade. É dividido em três gerações:

A primeira com bandas dos anos 80, é caracterizada pela estilização do black metal. Algumas bandas nesta época, tinham  letras satânicas, mas não possuíam a sonoridade metal propriamente dita.

Na segunda geração, anos 90, foi quando ocorreu a consolidação do gênero, e surgiram algumas ramificações. 

Na terceira, final dos anos 90 e atualidade, foi quando o Black Metal ganhou popularidade com bandas como Dimmu Borgir e Cradle of Filth.

O Black Metal incorpora em suas letras temas como o paganismo e o satanismo. Alguns exemplos de bandas de sucesso são:  

Cradle of Filth



Dimmu Borgir





Satyricon





Cadaveria





Marduk





         Uma vertente do black metal que está intimamente ligada à cultura Wicca, ao folclore nórdico e às lendas irlandesas, é o Folk  Metal. Este estilo incorpora instrumentos característicos da música celta, como gaita de foles, flautas  e violinos, aos instrumentos comuns do rock (guitarra, baixo e bateria). Os temas geralmente são relacionados ao paganismo. Um exemplo é a banda Korpiklaani.




              Todavia, o Folk Metal merece um post à parte.
       No Brasil, algumas das bandas mais conhecidas de Black Metal são: Sarcófago, Vulcano, Esgaroth e Unearthly. Contudo, com certeza a mais notável é Sepultura, que mistura variações do metal e temáticas diferenciadas em suas letras.





 (Maíra Vanessa)



Fontes:



http://metalemportugal.comunidades.net/index.php?pagina=1811703252_10


 

2 comentários:

  1. Parabéns pelo ótimo texto Maíra Vanessa de uma forma insólita conseguiu passar muito conhecimento, aborda o assunto direto mostrando conteúdo sem deixar o texto fastidioso, a cada matéria esta se aperfeiçoando mais, continue neste renque que esta á delinear, pois esta sendo exemplar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, meu mais querido e melhor amigo. É uma honra ter vc por aqui, navegando conosco em meio às tormentas q são os mistérios. Que ótimo que gostou do meu texto. Sua opinião é sempre muiiiiito importante pra mim. Fiquei super feliz. :D

      Excluir